Como profissionalizar uma empresa familiar? - JM Consultoria | Impulsiona e Transforma

Como profissionalizar uma empresa familiar?

Como profissionalizar uma empresa familiar?

Criar um conselho administrativo familiar pode ajudar bastante

Um dos melhores caminhos para profissionalizar uma empresa familiar é a instauração de um conselho administrativo familiar, com ações sustentadas em três pilares: Família, Empresa e Propriedade. Na prática, como isso funciona? 
 
 
Família
 
Da perspectiva familiar, este conselho serve para:
 
  • Minimizar e resolver conflitos societários futuros;
  • Debater aspectos relevantes aos negócios da empresa;
  • Prestar esclarecimentos aos membros da família que não participam da direção da empresa, pois geralmente muitos não atuam diretamente no negócio.
 
O conselho tem como objetivos:
  • Definir regras e atribuições – uma vez dentro da empresa, o que os membros da família podem e não podem fazer;
  • Definir níveis de decisões dentro de uma hierarquia, com regras e atribuições acordadas;
  • Estabelecer bases para código de conduta profissional;
  • Definir a forma de trabalho, pois é comum alguns familiares acharem que estão acima de algumas normas aplicadas aos funcionários, que por serem da família não precisam fazer adesão, o que compromete os resultados – uma vez dentro da empresa, é preciso ter performance.
 
Com a atuação do conselho, na família, é possível:
  • Diferenciar papéis entre família e gestão;
  • Preservar diferenças de espaço: em um ambiente de empresa familiar é muito comum a invasão entre áreas, sempre com objetivo de “fazer o melhor” em nome da família ou a ideia de que “posso fazer porque isso aqui também é meu”;
  • Tornar as diferenças de poder livres de dramas;
  • Estimular o desenvolvimento pessoal;
  • Fazer entender que é possível trabalhar, desenvolver o negócio e manter a harmonia familiar, desde que determinadas regras sejam cumpridas.
 
Empresa
 
Da perspectiva da empresa, o que o conselho administrativo faz?
 
  • Coloca foco no resultado;
  • Elabora e implementa o planejamento estratégico anual;
  • Cria regras de conduta familiar dentro do ambiente institucional;
  • Elabora regras de convivência – conceito família versus gestão do negócio através de reuniões mensais de resultados, analisando resultados comerciais, econômicos, processuais e de pessoas.
 
A condução dos negócios por meio de um conselho administrativo torna a gestão profissional e como resultado a empresa pode ter:
 
  • Divisão clara de responsabilidades;
  • Transparência do processo decisório;
  • Respeito aos executivos profissionais;
  • Desenvolvimento constante de pessoas; 
  • Empenho na profissionalização;
  • Crescimento de mercado.
 
Propriedade
 
No que se refere à propriedade, o conselho administrativo analisa, sempre em reunião com a família, questões relacionadas ao patrimônio, checando sua evolução quanto ao volume de investimentos, aquisições e endividamentos. A gestão da propriedade tem por objetivos acompanhar:
 
  • Composição societária adequada;
  • Manter os direitos de herança claros;
  • Conduzir a família para saber diferenciar empresa e patrimônio familiar;
  • Cuidar dos acordos formalizados.
 
Para um conselho administrativo ter sucesso em empresas familiares, deve ter como atribuições:
Propósitos – razões de existir da empresa
Como já vimos: missão, visão e princípios.
 
 
Políticas – conjunto de regras que norteiam o funcionamento da empresa. Qual é o protocolo familiar, regras de comunicação, regras para negócios familiares e expectativas de participações familiares.
 
 
Práticas – a forma como a empresa colocará em funcionamento as políticas e a vivência de seu propósito
Definir corretamente: reuniões de família, meios de comunicação, a educação para o papel de sócio e herdeiro, programas de educação financeira familiar e treinamento em gestão empresarial, assim como o gerenciamento do patrimônio e dos investimentos.
 
 
Essas três bases, quando bem trabalhadas junto ao conselho administrativo, sustentarão o crescimento da empresa com uma gestão profissionalizada, tendo objetivos, metas e planos de ações para cada uma de suas ramificações: Comercial, Financeiro, Processos e Pessoas.
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