Segmentação: a chave para uma equipe comercial

Segmentação: a chave para uma equipe comercial
Como estruturar uma equipe comercial? A segmentação é o caminho certo para o sucesso nas vendas
De que depende a organização da força de vendas?
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A estrutura do departamento de vendas de uma empresa depende dos seguintes fatores:
- Dimensão da empresa: produto ou serviço a ser comercializado; especificidades, grau técnico.
- Clientes: dispersão geográfica dos clientes; quais são os clientes alvo (Perfil Cliente Ideal).
Existem algumas modalidades de divisão de equipes comerciais mais comuns:
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A - Território
O vendedor é designado para um território exclusivo. Algumas vantagens desta forma são geralmente transmitir uma responsabilidade especÃfica, além de aumentar o incentivo para cultivar negócios locais e desenvolver ligações pessoais. Esta forma proporciona baixas despesas de viagem quando a área de atuação não é muito extensa.
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B - Produto
Algumas grandes empresas direcionam sua equipe de vendedores para uma determinada linha de produtos. Esta modalidade se justifica quando elas são muito complexas tecnicamente e diferentes entre si - ou ainda quando os itens são numerosos.
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Saiba mais: o que é o funil de vendas e quais são suas etapas?
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C - Mercado
à frequente algumas empresas delimitarem a atuação de seus vendedores a um grupo ou setor especÃfico de clientes. Uma das maiores vantagens desta modalidade é que os vendedores adquirem conhecimento profundo sobre as necessidades especÃficas dos clientes. Já a maior desvantagem é que eles podem estar espalhados por todo o paÃs, gerando altos custos de viagens.
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D - Combinada
Esta modalidade é geralmente aplicada em empresas que vendem grande variedade de produtos para diferentes tipos de clientes distribuÃdos em uma extensa área geográfica - aqui a combinação das estruturas de vendas pode ajudar bastante. O direcionamento dos vendedores pode ser por território-produto, território-mercado, produto-mercado e assim por diante.Â
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           Ao selecionar profissionais para a área de vendas, não há uma única caracterÃstica ou habilidade necessária. Existem, na verdade, várias: dinamismo, comprometimento, iniciativa, força de vontade, persistência e capacidade de superar desafios são algumas das principais.
           Porém existem duas habilidades indispensáveis: comunicação e ambição.
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Para vendas internas, externas, por telefone ou mesmo online, o profissional precisa se comunicar. Vendedor não tem que falar muito, mas é fundamental que se comunique bem e isso implica em saber ouvir e fazer a pergunta certa.
Quanto à ambição, não se refere ao desejo de vencer a qualquer custo, mas sim a vontade de querer algo, de ter sonhos e objetivos próprios realizados, que poderão ser alcançados com o resultado de seu empenho e esforço.
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Saiba mais: você sabe quem é o seu cliente? Como definir?
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           Além de contratar vendedores bons, as empresas devem ter como objetivo manter os melhores, já que excelentes profissionais são disputados pelas organizações.
           E onde encontrar um bom vendedor? Existem três maneiras: trazer da concorrência, buscar no mercado ou desenvolver internamente.
           Para atrair e reter a melhor equipe de vendas, as empresas devem considerar alguns pontos importantes:
- Pague bons salários e ofereça ótimas condições;
- Conceda bons benefÃcios;
- Transmita uma ideia de estabilidade (mas sem comodidade);
- Ofereça um plano de carreira no momento da contratação.
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