Você sabe quem é o seu cliente? - JM Consultoria | Impulsiona e Transforma

Você sabe quem é o seu cliente?

Você sabe quem é o seu cliente?

Entender e conhecer o cliente é a chave de qualquer negócio. Parece óbvio, mas muitas empresas não sabem ao certo quem são seus clientes.

Entender e conhecer o cliente é a chave de qualquer negócio. Parece óbvio, mas muitas empresas não sabem ao certo quem são seus clientes. E quando dizemos isso estamos nos referindo a conhecê-lo profundamente: seus hábitos, desejos, vontades e, principalmente, o que buscam ao comprar seu produto.

Você sabe quem é seu cliente?

Como saber quem é seu cliente?

 

Dica: toda empresa tem um cliente chamado "ideal". Mas como podemos identificá-lo?

 

O Perfil de Cliente Ideal (PCI) é uma ferramenta de identificação estratégica do cliente alvo. Nada mais é do que uma forma de determinar, de maneira clara, que cliente procuramos e por que ele é ideal para a solução que oferecemos, além de auxiliar na definição de negócio da empresa.

Método para definir o Perfil de Cliente Ideal (PCI)

 

A - Escolha entre três e cinco clientes atuais

 

B - Quais são suas principais características?

  • São homens ou mulheres?
  • Qual a faixa etária?
  • Qual a faixa de renda?
  • Qual a localidade?
  • O que eles compram?
  • Quais as condições de pagamento mais utilizadas nas suas negociações?

 

C - Qual é o problema desse cliente e como você contribui para solucioná-lo?

  • Quais desafios existem e como sua empresa ajuda a resolvê-los?
  • Quais são os produtos ou serviços que saciam seu desejo de consumo?

 

D - O que seus clientes mais valorizam na sua empresa?

Se o seu cliente for uma empresa, as questões a seguir são um estímulo nesse sentido para captação de clientes B2B (business-to-business):

  • Qual o porte das empresas que você prefere trabalhar?
  • Elas possuem em média quantos funcionários?
  • Em qual o segmento de mercado elas operam?
  • Quem especificamente estará comprando seus produtos ou serviços e qual sua posição dentro da empresa?
  • Onde essas empresas estão localizadas?
  • Qual é o diferencial oferecido pela sua empresa?
  • Que tipos de organizações serão atraídos por esse diferencial?
  • O que seus melhores clientes possuem que você gostaria de replicar?
  • Quais dos seus clientes existentes foram os mais fáceis de converter?
  • Quais as similaridades entre eles?

 

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